O DISCIPULADO E O SEU PREÇO

Qualquer um que se proponha a pagar o preço do discipulado e seguir a Cristo, pode ter certeza de que muitas rotas de fuga surgirão diante dele. Inúmeras oportunidades de voltar atrás aparecerão.

Isso está ilustrado de maneira notável no relato dos três candidatos a discípulo que permitiram que outras coisas assumissem o primeiro lugar sobre o chamado de Cristo.

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.

A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.

Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família”. Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. Lucas 9:57-62

Estavam face a face com Jesus três homens (anônimos). Eles sentiam um desejo interior de segui-lo, mas permitiram que alguma outra coisa atrapalhasse sua completa dedicação ao Senhor.

O Primeiro Voluntário ao Discipulado

O primeiro homem se voluntariou bem rápido para seguir o mestre. Não pensou duas vezes quando afirmou que seguiria o Senhor a qualquer lugar. “Eu te seguirei por onde quer que fores.”

Nenhum custo seria grande demais

Nenhuma cruz seria pesada demais

Nenhum caminho seria difícil demais

Jesus respondeu a essa afirmação de forma bastante apropriada. “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça.” Lucas 9:58

Em outras palavras Jesus estava dizendo: Você disse que está disposto a me seguir a qualquer lugar, mas está disposto a fazê-lo sem os confortos materiais dessa vida?

As raposas e as aves do céu têm mais conforto do que eu. A minha criação possui mais conforto do que eu neste mundo.

Definitivamente, durante seu ministério Jesus não tem casa própria. Ele dependia da hospitalidade.

Você está disposto a abrir mão da segurança de um lar para me seguir? Está disposto a abrir mão dos legítimos confortos da vida com o propósito de me servir com devoção?

Ao que parece, o homem não estava disposto, uma vez que não ouvimos mais falar dele nas Escrituras. Seu amor pelas conveniências era maior do que sua dedicação a Cristo.

O Segundo Voluntário ao Discipulado

O segundo homem não teve a rapidez de se voluntariar como o primeiro. O próprio Jesus inicia o chamado ao discipulado: “Siga-me.” Lucas 9:59a

Em sua resposta ele mostrou o desejo em seguir Jesus, mas tinha algo que ele gostaria de fazer primeiro. E esse foi o seu erro.

Dessa forma, ele colocou suas próprias coisas acima de Cristo. Ele respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai.” Lucas 9:59b

É compreensível e louvável que um filho mostre respeito por seus pais. E, se o pai morreu, certamente está dentro dos limites da fé cristã que ele pudesse dar-lhe um sepultamento decente.

Mas, parece claro que queria ficar esperando até a morte do pai, que talvez ficasse ainda no futuro distante.

Então Jesus lhe responde: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.  Lucas 9:60

Jesus lhe disse que os espiritualmente mortos podiam sepultar os fisicamente mortos, e que os espiritualmente vivos devem estar ocupados com a proclamação do reino de Deus.

Existem certas coisas que aqueles que estão espiritualmente mortos podem fazer tão bem quanto os cristãos.

Portanto, cuide para não gastar sua vida fazendo aquilo que um homem inconverso também pode fazer.

E ao que parece, o preço foi alto demais e assim como o primeiro homem, não ouvimos mais sobre ele nas Escrituras.

O Terceiro Voluntário ao Discipulado

O terceiro homem mostrou a mesma rapidez de se voluntariar como o primeiro. Mas, assim como o segundo homem, ele tinha algo que gostaria de fazer primeiro. Ele disse:

“Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família.” Lucas 9:61

Mais uma vez, devemos admitir que, analisando separadamente, não havia nada fundamentalmente errado nesse pedido.

Não é errado e nem contrário a lei de Deus demonstrar carinho e querer se despedir de sua família.

Sendo assim, em qual ponto ele falhou? Foi neste: ele permitiu que os ternos laços naturais substituíssem o lugar de Cristo.

Por isso Jesus o respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” Lucas 9:62

Jesus mostra que seus seguidores devem estar dispostos a renunciar os laços familiares e que não serão distraídos por parentes sentimentais, nem colocarão outra pessoa acima dele em sua vida.

Do mesmo modo, esse homem acabou saindo de cena assim como os outros dois e perdendo a oportunidade única de servir a Cristo.

Dessa forma, esses são três dos obstáculos fundamentais ao verdadeiro discipulado, ilustrado por esses três homens que não estavam dispostos a seguir pelo caminho com o Senhor Jesus.

O primeiro homem: o amor pelos confortos terrenos.

O segundo homem: a precedência por um trabalho ou ocupação.

O terceiro homem: a prioridade dos ternos laços familiares.

O Senhor Jesus ainda chama, como sempre chamou, homens e mulheres para segui-lo de maneira heroica e sacrificial.

Contudo, ainda aparecem muitas rotas de fuga dizendo: Não vale a pena, “Afaste-se disso! Poupe-se!”.

Logo, esteja sempre disposto a responder ao chamado de Jesus assim como Isaías respondeu: “Eis-me aqui. Envia-me! ” Isaías 6:8b

Billy Graham que foi um grande evangelista, falando sobre discipulado certa vez afirmou: “A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos.” E realmente custa.

0 0 votes
Article Rating

Thiago Amorim

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments