8 Dicas Para Tornar seu Estudo da Bíblia mais Eficiente

O Estudo da Bíblia é fundamental para todos aqueles que desejam conhecer e se aprofundar mais no conhecimento acerca de Deus.

Mas, como tornar o estudo da bíblia mais eficiente?  

A Bíblia é um livro grande ou, a bem da verdade, uma biblioteca de livros provenientes do passado muito distante.

Assim, precisamos de todo o auxílio que possamos obter em nosso esforço para compreendê-la.

Apesar disso, quando conhecemos o conteúdo da Bíblia, nos surpreende ver quanto ela interpreta a si mesma.

Não faltam dificuldades na Bíblia, algumas das quais ultrapassam a compreensão dos mais doutos. 

Não obstante, seus ensinos principais são todos claros que uma criança consegue compreender sem enganos, o âmago da Bíblia.

Então, se quisermos ouvir a mensagem da Bíblia, como devemos lê-la?   

   1- Aceite a Bíblia como ela é

Exatamente como ela mesma declara ser. Não se preocupe com as teorias dos críticos.

Sairão de moda as tentativas engenhosas da crítica moderna de subverter a fidedignidade histórica da Bíblia; a própria bíblia perdurará até o fim da história, como luz da humanidade.

Tenha fé total na Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Ela nunca irá decepcioná-lo. Para nós, seres humanos, é a rocha eterna. Confie em seus ensinos.

      2- Leia a Bíblia com a mente aberta

Não tente encaixar todos os trechos bíblicos no molde de algumas poucas doutrinas prediletas.

Tampouco procure impor aos textos ideias que na verdade não se acham presentes ali.

Procure, sim, encontrar, sincera e honestamente os principais ensinos e lições de cada passagem.     

Dessa forma, chegaremos a crer no que devemos crer, pois a Bíblia tem a plena capacidade de cuidar de si mesma, se lhe dermos oportunidade.

    3- Leia a Bíblia com toda a atenção 

Ao ler a Bíblia, devemos nos vigiar com muito cuidado, a fim de impedir que nossos pensamentos vagueiam e assim tornem nossa leitura superficial e sem sentindo.

Devemos ter a determinação de concentrar a atenção no que estamos lendo, a fim de entender o máximo que pudermos, sem nos preocupar em demasia com o que não compreendemos, devendo estar sempre à procura de lições aplicáveis à nossa vida.

4- Tenha sempre um marcador à mão

Ao longo da leitura, é prática excelente marcar os textos bíblicos que chamam a atenção e, de vez em quando, folheando as páginas, reler os textos marcados.

Com o tempo, a Bíblia bem marcada terá muito valor para nós, à medida que se aproxima o dia em que nos encontraremos com seu Autor.

5- Pergunte: “Que tipo de livro estou lendo?”

Não lemos um livro de história como lemos o manual de manutenção do carro.

Da mesma forma, os vários tipos de livros bíblicos precisam de abordagens diferentes.

Um excelente livro para te ajudar nessa tarefa de entender melhor os livros da bíblia é o livro Entendes o que lês?.  

Ele é um guia para entender a bíblia com auxílio da Exegese e da Hermenêutica.

6- Permita que a Bíblia te faça perguntas

Deixe que ela questione seus pressupostos, seu comportamento e suas prioridades.

Ouviremos sua mensagem se a abordarmos com a reverência adequada, não uma reverência pelo que está impresso no papel, mas pelo Deus que fala conosco por meio da Bíblia.

7- Tente, de vez em quando, ler trechos mais longos de uma só vez

Especialmente se estiver estudando um livro narrativo. Não lemos apenas duas páginas de um romance e depois o colocamos de lado até o dia seguinte.

Leia um evangelho inteiro e você perceberá coisas sobre Jesus que jamais notara antes.

Leia toda a história de Davi em 1 e 2 Samuel e terá uma noção melhor do envolvimento de Deus em todos os altos e baixos da vida dessa pessoa.

Algo que você jamais compreenderia se lesse apenas alguns versículos de cada vez.

8-Memorize versículos prediletos

Memorize-os na íntegra e repita-os mentalmente com frequência quando você estiver sozinho, ou à noite, para ajudá-lo a adormecer nos braços eternos.

Fazer passar frequentemente os pensamentos de Deus pela nossa mente fará com que ela cresça e se torne mais semelhante à mente de Deus.

E, à medida que nossa mente se conformar assim à mente de Deus, nossa vida inteira será transformada para assemelhar-se à imagem divina.

É um dos melhores auxílios espirituais de que podemos dispor.

0 0 votes
Article Rating

Thiago Amorim

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments