O QUE DEUS ENSINOU A CAIM SOBRE O PECADO?

É interessante a forma como Deus descreve o pecado para Caim.

Saiba que o pecado o ameaça a porta (Gênesis 4:7b).

O termo hebraico usado aqui aponta para um animal à espreita, provavelmente nas sombras, pronto para atacar, para ferir e matar.

Deus não simplificou o significado do pecado. Ele não diz simplesmente: “O pecado vai te causar problemas Caim.”

Ao comparar o pecado com um predador perigoso, Deus está convidando Caim para uma grande reflexão e abrindo seus olhos acerca da natureza destruidora do pecado.

Você pensaria duas vezes antes de abrir a porta sabendo que há um predador a sua espera, doido para acabar com você. Jesus disse: Vigiem e orem para que não caiam em tentação (Mateus 26:41a).

É possível que Caim já estivesse tramando o assassinato de seu irmão. O fato de Deus ter aceitado Abel e sua oferta e ter rejeitado Caim e a sua oferta, fez com que Caim alimentasse muita raiva e ressentimento dentro de si contra seu irmão.

Como resultado, ele atrai seu irmão com uma conversa, traindo sua confiança, e o mata, projetando nele sua frustração com Deus, por sua incapacidade de autoexame.

Aqui aparece a primeira morte, devido a uma série de desvios resultantes da entrada do pecado. O pecado sempre traz ruptura e separação.

Infelizmente, Caim não deu ouvidos ao conselho de Deus e assassinou seu irmão. Ele permitiu que o pecado o dominasse.

Da mesma forma que o pecado está a porta, Jesus também se apresenta à porta (Apocalipse 3:20).

Ao morrer por nossos pecados; Jesus suportou o que deveríamos ter suportado; realizou por nós o que estávamos impossibilitados de fazer por nós mesmos. 

Jesus está batendo na porta do seu coração, o convide a entrar. Ele cuidará de você, pois Ele venceu o pecado para conduzir-nos a Deus (At 26:18; 2 Co 5:21, Gl 1:4; Hb 1:3; 1 Pe 3:18).

0 0 votes
Article Rating

Thiago Amorim

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments