O pedido de porção dobrada de Eliseu normalmente é interpretado como um desejo de ter um ministério duas vezes maior do que o de Elias.
Mas, seria esse o desejo do profeta Eliseu?
Encontramos esse pedido em 2 Reis 2:9 que diz:
Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
Porção dobrada, é a porção que cabia ao herdeiro, o filho mais velho, que herdava o duplo em relação aos outros (v. Dt 21:17).
Portanto, Eliseu pediu não o dobro do poder espiritual de Elias, mas a porção que o marcaria como sucessor do profeta.
Eliseu se utilizou de uma linguagem tirada das leis da herança, para expressar seu desejo de continuar o ministério de Elias.
Embora Elias tivesse recebido anteriormente instruções de ungir Eliseu como sucessor (1 Reis 19:16, 19-21), a reação de Elias demostrou claramente que a questão dependia exclusivamente de Deus.
E disse (Elias): Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. 2 Reis 2:10
Elias muito sabiamente, deixou nas mão do Senhor o pedido de Eliseu.
E Deus confirmou Eliseu como sucessor de Elias ao permitir que ele visse a partida do profeta.
Depois de analisarmos o significado de porção dobrada nas Escrituras, conseguimos entender que o verdeiro desejo de Eliseu nunca foi ter um ministério maior do que o de Elias.
Seu desejo na verdade, era ser o sucessor, aquele que continuaria o ministério do profeta.