O QUE É JEJUM? POSSO FAZER JEJUM DE REFRIGERANTE, DOCES, TELEVISÃO E INTERNET?

Biblicamente, jejum é a abstinência de todo tipo de alimentação e em alguns casos de água também, por um período de tempo com o objetivo de dedicar-se a oração, leitura da Palavra, examinar a si mesmo, se arrepender, confessar os seus pecados, se quebrantar diante de Deus (2 Sm 12:16-17; Ne 1:3-4; Et 4:16; Mt 4:1-11).

O Dia da Expiação era a única ocasião em que o jejum era exigido no AT, havia no restante do ano ocasiões para o jejum voluntário.

Em Isaías 58 quando o povo começa a se questionar por que Deus não responde ao jejum deles, Deus os responde através do profeta Isaías:

 Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou.

“Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.

O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam (Isaías 58:5-11).

Quando o jejum não é acompanhado de uma atitude espiritual correspondente ele não vai valer de nada.

Se o jejum não for acompanhado de arrependimento, oração, quebrantamento, confissão de pecados, leitura da palavra, ajuda ao próximo, a pessoa só deixou de comer. Ela apenas passou fome.

Jesus ensinou que o jejum é um tempo para se alimentar de Deus. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’” (Mt 4:4).

Jejum é abrir mão de algo bom, para receber algo muito melhor.

Jesus também ensinou que o jejum verdadeiro é aquele dirigido a Deus e não o que é praticado para impressionar os outros (Mt 6:16-18).

Os profetas também ensinaram o mesmo (Is 58:1-12; Jr 14:10-12; Zc 7).

 

Posso fazer jejum de refrigerante, doces, televisão e internet?

O padrão bíblico para o jejum é a abstinência de todo tipo de alimentação por um período de tempo predeterminado.

Abrir mão de refrigerante, doces, televisão e de internet é na verdade, um propósito da pessoa com Deus.

Sendo assim, é importante avaliar suas intenções e suas motivações ao fazer esse propósito para ter certeza se o foco está em Deus.

Mas, não abra mão do padrão que a bíblia estabelece para o jejum.

 

Para voltar a página inicial, clique aqui.

4.7 3 votes
Article Rating

Thiago Amorim

Subscribe
Notify of

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
crus
3 anos atrás

Sensacional 👏👏👏 gostei bastante da forma como abrange sobre !! Tirou todas as minhas dúvidas sobre jejum 👏🏻👏🏻