Essa foi a dúvida de Nicodemus, membro do Conselho Superior dos Judeus (o Sinédrio), que decidiu visitar o Mestre em sigilo, à noite.
Talvez ele tivesse receio de vir de dia ou pode ter desejado uma conversa mais prolongada, o que seria difícil durante o dia, com multidões ao redor de Jesus.
Nicodemus fica confuso depois de ouvir a declaração de Jesus sobre nascer de novo e pergunta: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” João 3:4.
Jesus então o chama para outra lógica, a do Espírito Santo, que é o único capaz de promover o tipo de transformação indispensável para a nossa vida.
Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. João 3:5.
Nascer de novo no grego pode também significar “nascer de cima”. Os dois significados condizem com a obra de Jesus como Redentor.
Não se trata de um processo natural, como voltar ao ventre de uma mãe, mas sim do receber o Espírito de Deus que nos recria.
O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida com Cristo. E o Espírito Santo vem morar no cristão e produz uma nova vida de dentro para fora.
Ele é o único que tem capacidade de gerar uma vida nova e de nos manter ligados ao amor de Deus que nos salvou na cruz.
Nicodemus, apesar de ser “mestre em Israel” demonstra não entender o milagre do novo nascimento operado pelo Espírito Santo.
E Jesus, o maior mestre de todos, ensina essa importante verdade a Nicodemus, revelando essa grande obra transformadora do Espírito Santo em nossas vidas.
Precisamos nascer de novo se quisermos ver o Reino de Deus (Jo 3:3).
Para voltar a página inicial, clique aqui.