JUDAS ESTAVA PREDESTINADO A TRAIR JESUS?

Judas estava predestinado a trair Jesus? Essa foi uma pergunta muito interessante feita por um amigo em nossa Resenha Bíblica, que é um projeto aberto a todas as pessoas onde defendemos a bandeira do Reino de Deus.

Nos reunimos semanalmente em casas pelo bairro. Se quiser saber mais sobre esse projeto é só clicar em cima do nome.

Sobre essa questão é importante ressaltar que: A onisciência de Deus não é causativa, ou seja, o fato de Deus saber que alguma coisa vai acontecer, não quer dizer que Ele ocasionou aquilo.

A pergunta foi baseada na profecia que se encontra em Salmo 41:9 que diz: Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim.

 Vamos analisar essa passagem.

1- Essa profecia fala de melhor amigo. Jesus tinha os doze apóstolos como amigos como podemos ver em João 15.15: Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz.

Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

2- Ela também fala de confiança e partir do pão. Indica comunhão. E podemos ver esse ato máximo de comunhão no momento da Ceia.

Mateus 26.26 é dito que: Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Todos os discípulos eram próximos e amigos de Jesus, portanto qualquer um deles poderia vir a ser esse traidor.

3- Não é citado nome nessa profecia. Então não podemos usá-la para apoiar que Judas seria esse traidor.

 

Se Judas estivesse predestinado a trair Jesus, Deus seria injusto, pois, predestinar alguém é tirar o livre arbítrio dessa pessoa. Não adiantaria Judas servir a Jesus e querer mudar, se já estivesse predestinado a o trair.

Gosto do texto de Romanos 8.29 que nos mostra que Deus predestina o caráter daqueles que aceitaram Jesus, para que sejam conforme o caráter de Cristo.

O fato de Jesus saber que Judas o trairia está no fato de que Jesus através do Espírito Santo conseguia conhecer o que estava no coração das pessoas e com isso conhecer os seus pensamentos (Mt 9.4; 12.25; Lc 5.22). 

Por isso Jesus foi o único capaz de identificar Judas como o seu traidor, pois Ele conhecia o que estava em seu coração.

João 13:21-22 diz: Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá“. Seus discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.

Nem os discípulos sabiam quem seria o traidor, mas apenas o próprio Jesus por conhecer os pensamentos e intenções.

Judas errou por não guardar o seu coração (Jo 12.1-8). Ele não seguiu o conselho que o sábio Salomão deu em provérbios 4.23: Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. E também por que deu lugar ao diabo (Jo 13.2; Ef 4.27).

Deus nos mostra o caminho que é Cristo João 14.6; Ele nos aconselha para escolhermos o melhor (Dt 30.15-19; Mt 7.13-14); mas somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e iremos responder por isso diante Dele (Rm 14.12).

0 0 votes
Article Rating

Thiago Amorim

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments