QUAL ERA O ESPINHO NA CARNE DE PAULO?

 

 2 Coríntios 12:7-10 diz: 

“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.  Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”.

No texto embora mencione o espinho na carne de Paulo, não deixa claro o que seria esse espinho. Existem várias opiniões a respeito do que viria a ser esse espinho.  A opinião mais defendia e mais aceita por boa parte dos teólogos é que se tratava de uma oftalmia crônica, enfermidade dos olhos que não era extremamente dolorosa, mas às vezes lhe dava aparência repulsiva.

Essa interpretação encontra o seu respaldo na carta aos Gálatas.

E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus. Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para me dar. Gálatas 4:13-15.

Para que olhos, a não ser que essa fosse sua necessidade específica?

Gálatas 6:11 também nos dá mais uma informação interessante:  Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.

Paulo assinava suas cartas com letras grandes, talvez devido a sua visão fraca. Essa também poderia ser a razão por que Paulo ditava suas cartas a ajudantes.

Com base nessas informações, podemos ver que existe a possibilidade de o “espinho na carne” de Paulo ser um problema de visão.

Embora Paulo tenha orado três vezes pela cura (2Co 12:8), Deus não respondeu como o apóstolo esperava, mas assegurou-lhe que Sua graça bastaria.  Solução melhor que retirar o espinho de Paulo. A fraqueza humana oferece a oportunidade ideal para a demonstração do poder divino.

A graça de Deus foi suficiente para Paulo e é suficiente para mim e também para você.

0 0 votos
Classificação do artigo

Thiago Amorim

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários