QUAL IMAGEM VOCÊ TEM DE DEUS?

A parábola dos talentos (Mt 25:14-30), como também sua semelhante parábola das dez minas (Lc 19:11-27) nos mostra, entre outras coisas, o quanto nossa vida aqui na terra é dirigida pela imagem que temos de nosso Senhor.

Os dois primeiros servos tinham uma boa imagem do seu senhor, o que lhes permitiu saírem imediatamente para negociar o que haviam recebido.

O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois (Mt 25:16-17).

Já o terceiro servo não tinha essa mesma imagem do seu senhor.

“Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence” ( Mt 25:24-24).

Devido ao seu medo por acreditar que o seu senhor era severo demais, ele não conseguiu fazer nada, além de guardar bem o talento que havia recebido.

O motivo que deixou esse servo “paralisado” em relação ao que recebeu do seu senhor foi uma imagem de um Senhor muito severo, que certamente não toleraria nenhum erro na aplicação de tão valioso dom.

Voltando ao exemplo dos dois primeiros servos da parábola, podemos ver que eles não sofriam desse medo do Senhor.

Eles não sentiam medo de errar, pelo contrário saíram logo a negociar (Mt 25:16). Enfrentaram todos os desafios que estavam a sua frente e o resultado final foi um belo saldo positivo.

Fundamental para essa dedicação foi a imagem que esses servos tinham de seu senhor.

Eles confiaram que, se a orientação era “vejam o que vocês conseguem ganhar” (Lc 19:13), estavam seguros de que o senhor sabia os riscos e que aceitava a possibilidade de erros e perdas.

Eles não imaginavam esse Senhor tão severo que não suportasse algum erro da parte deles.

Tinham mais confiança na bondade do seu Senhor do que na sua severidade.

Eu não sei qual a imagem que você tem de Deus, mas permita-me dizer: nós podemos aprender com Jesus que é a perfeita revelação de Deus.

Ele diz: Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas (Mt 11:29).

Ele nos apresenta Deus como um pai cheio de amor (Lc 15). E ninguém chega ao pai senão por Ele (Jo 14:6).

Pode acreditar, Deus é muito melhor do que nós pensamos; ele recompensa todos os que o buscam (Hb 11:6).

Aprenda dele. Abra-se e deixe que Jesus transforme a sua imagem de Deus.

 

Para voltar a página inicial, clique aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo

Thiago Amorim

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários