Em um de nossos estudos bíblicos semanais a Resenha Bíblica, um amigo fez a seguinte pergunta: Por que Deus matou Uzá? O que gerou um debate muito interessante e produtivo.
Essa passagem encontra-se em 2 Samuel 6:6-7 e 1 Cr 13:9-10.
Vejamos 2 Samuel 6:6-7 que diz:
Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.
Dois pontos são cruciais para entendermos essa passagem:
1- Davi não seguiu as instruções de Moisés ao levar a arca
Ele acabou seguindo o exemplo dos filisteus (1 Sm 6:7).
Na lei de Moisés os levitas é que deveriam levar a arca da aliança, apoiando as varas da arca em seus ombros (Ex 25:12-14; 1 Cr 15:15).
2- O ato de irreverência de Uzá
Embora a intenção de Uzá possa ter sido boa, ele acabou violando as instruções claras que Deus havia dado para o manuseio da arca (Ex 25:12-14; Nm 4:5,6,15).
A arca era sagrada e nem os levitas podiam tocá-la.
Números 4.15 nos revela a advertência para quem tocasse nas coisas sagradas:
Quando Arão e os seus filhos terminarem de cobrir os utensílios sagrados e todos os artigos sagrados, e o acampamento estiver pronto para partir, os coatitas virão carregá-los. Mas não tocarão nas coisas sagradas; se o fizerem, morrerão. São esses os utensílios da Tenda do Encontro que os coatitas carregarão.
Davi ficou contrariado com esse acontecimento, pois a sua intenção era boa, porém ele não havia consultado ao Senhor para saber como proceder (1 Cr 15:13).
Na segunda tentativa ele reconhece o seu erro e segue as instruções que Deus havia dado a Moisés. Os levitas carregaram a arca pelos cabos. (1 Cr 15:2-15).
A verdade é que a ignorância mata mais até do que o pecado. Oséias 4.6