A blasfêmia contra o Espírito Santo é um assunto muito importante, por isso é fundamental entender o que é esse pecado.
Em resumo, blasfemar contra o Espírito significa “falar contra o Espírito Santo”.
A pessoa que fala contra o Espírito Santo, insulta Sua honra, Suas obras, e Sua divindade.
Os textos sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo
Existem duas passagens paralelas que trazem de forma explicita a advertência acerca da blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12:31,32 e Marcos 3:28-30).
Estas passagens relatam uma ocasião em que Jesus estava realizando maravilhas.
Ele havia expulsado um demônio de um homem mudo que começou a falar após ter sido liberto.
Mas, quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios (Mateus 12.24).
É exatamente nesse contexto que Jesus faz a exortação acerca do perigo da blasfêmia contra o Espírito Santo.
Jesus respondeu aquelas pessoas dizendo: Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir (Mateus 12.31-32).
Com base nesse contexto, fica fácil compreender o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo.
A Bíblia diz que tudo o que Jesus realizava era pelo poder do Espírito (Mateus 12:28; cf. Hebreus 9:14).
Mas, quando os fariseus disseram que Jesus estava possuído e por isso realizava tais obras, eles estavam atribuindo a Satanás os milagres de Cristo realizados no poder do Espírito Santo.
Portanto, blasfemar contra o Espírito Santo é negar e rejeitar deliberadamente o poder do Espírito e as obras operadas por Ele.
Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão?
O que geralmente intriga as pessoas sobre o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo, é o fato de tal pecado ser imperdoável. A Bíblia fala de outros pecados gravíssimos, mas que são perdoados por Deus. Vejamos alguns exemplos:
- O rei Davi pecou gravemente, numa combinação de adultério e homicídio, mas ainda assim encontrou perdão – apesar de ter sido severamente repreendido e castigado (2 Samuel 12:13; Salmos 51).
- O apóstolo Pedro negou Jesus três vezes e ainda praguejou. No entanto, Pedro foi perdoado e restaurado (Mateus 26:74,75).
- O apóstolo Paulo foi um perseguidor implacável da Igreja de Cristo antes de sua conversão, mas também foi perdoado (Atos 9:1; 22:4; 26:9-11).
Então quão grave é o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo que, diferentemente dos demais pecados, não há perdão para quem o comete?
A gravidade da blasfêmia contra o Espírito Santo está no fato de que a pessoa que a comete é culpada de pecado eterno.
Isso significa que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado que nunca será apagado e, consequentemente, perdoado.
Quando os escribas blasfemaram contra o Espírito Santo, eles afrontaram o próprio Espírito de Deus de forma maldosa, perversa, consciente e intencional.
Eles tinham presenciado todas as evidências de que Jesus era o Messias prometido que agia segundo o poder do Espírito Santo.
Todavia, ainda assim eles insistiram em afirmar que a origem das obras que Jesus realizava não era divina.
Eles chegaram ao ponto de acusar Jesus não somente de agir sob influência maligna, mas de ter, dentro de si, o próprio Satanás.
Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo?
Realmente muitas pessoas vivem angustiadas com medo de terem blasfemado contra o Espírito Santo, seja por pensamentos, palavras ou atitudes. Mas quando esse pecado realmente é cometido, tal pessoa nem mesmo sente algum tipo de pesar.
Lembre-se que a blasfêmia contra o Espírito Santo não é um pecado cometido por ignorância ou descuido.
A blasfêmia contra o Espírito Santo é algo consciente, deliberado e perverso. Se você se preocupa de algum dia ter blasfemado contra o Espírito Santo, saiba que essa atitude é um grande sinal de que você não cometeu tal pecado imperdoável.
Por mais grave que seja o seu pecado, se ouvirdes a voz do Espírito Santo através da mensagem do Evangelho, e com sincero arrependimento clamar pela misericórdia do Senhor, certamente você encontrará o perdão.
Por outro lado, aquele que comete o imperdoável pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo, jamais atenderá o chamado: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração” (Salmo 95:7,8).
Ele nunca será perdoado porque ele não tem do que se arrepender.
Conheça o Curso de Bacharel em Teologia mais completo do mercado 80 matérias!
Veja 7 Bíblias de Estudo que são Essenciais para o seu Crescimento.
Crédito: Agradeço ao Blog estilo e adoração pelos insights e inspiração para esse tema.